o mar do poeta

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sexta-feira, novembro 20

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA




O Dia Mundial da Criança, oficialmente, é 20 de Novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país.











Uma criança é um ser humano no início de seu desenvolvimento. São chamadas recém-nascidas do nascimento até um mês de idade; bebê, entre o segundo e o décimo-oitavo mês, e criança quando têm entre dezoito meses até oito anos de idade. O ramo da medicina que cuida do desenvolvimento físico e das doenças e/ou traumas físicos nas crianças é a pediatria. Os aspectos psicológicos do desenvolvimento da personalidade, com presença ou não de transtornos do comportamento, de transtornos emocionais, e/ou presença de neurose infantil - incluídos toda ordem de carências, negligências, violências e abusos, que não os deixa "funcionar" saudavelmente, com a alegria e interesses que lhes são natural - recebem a atenção da Psicologia Clínica Infantil (Psicólogos), através da Psicoterapia Lúdica. Os aspectos cognitivos (intelectual e social) é realizada pela Pedagogia (Professores), nas formalidades da vida escolar, desde a pré-escola, aos cinco anos de idade, ou até antes, aos 3 anos de idade.















A infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimo-primeiro ano de vida de uma pessoa. É um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança - especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade. Mais do que isto, é um período onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente, envolvendo graduais mudanças no comportamento da pessoa e na adquisição das bases de sua personalidade.





Estágios da infância



A infância é um período no qual a criança cresce fisicamente e matura-se psicologicamente. Após isto, vem a adolescência. Embora em várias crianças ocorra o que se chama de puberdade precoce, deve-se esclarecer que tais crianças ainda não têm maturidade psicológica suficiente para serem consideradas adolescentes, mesmo tendo o porte físico de um.

Do nascimento até o início da adolescência, os pais são os principais modelos da criança, com quem elas aprendem, principalmente por imitação. Filhos de pais que os abusam ou negligenciam tendem a sofrer de vários problemas psicológicos, inclusive, depressão.

A principal atividade das crianças são as brincadeiras, as quais são responsáveis por estimular o desenvolvimento do intelecto infantil, a coordenação motora e diversos outros aspectos importantes ao desenvolvimento pleno da criança.[1]

0 - 18 meses
Neste estágio, o bebê é totalmente dependente de terceiros (geralmente, dos pais) para quaisquer coisas como locomoção, alimentação ou higiene. Neste período, o bebê aprende atos básicos de locomoção como sentar, engatinhar, andar. Recomenda-se o aleitamento materno exclusivo até que o sexto mês de vida; isso porque o leite materno tem uma composição mais adequada e exige cuidados mais simples em relação a outros tipos de leite, bem como possui anticorpos e outros fatores para proteger o lactente de infecções, e ainda fortalece a relação entre a mãe e seu filho. Caso haja empecilho ou, raramente, contra-indicação, ao aleitamento materno, leites substitutos como de vaca, cabra ou soja podem ser usados, além de leites de vaca modificados para ter composição mais semelhante ao humano. Esses leites, porém, têm maior risco de induzir alergias na criança (especialmente os leites animais in natura), e exigem suplementação de nutrientes como ferro ou ácido fólico, exceto aqueles que têm adição de vitaminas. Após o sexto mês de vida, a dieta alimentar de um bebê começa a variar, com a introdução lenta e gradual de novos alimentos.

Neste estágio da vida, a criança cresce muito rapidamente. Os primeiros cabelos, bem como os primeiros dentes, aparecem neste estágio. Aos 18 meses de vida, a maioria dos bebês já soltaram suas primeiras palavras. Este período é caracterizado pelo egocentrismo, pois o bebê não compreende que faz parte de uma sociedade, e o mundo para ele gira em torno de si mesmo.

18 meses - 3 anos

A pequena criança neste estágio cresce menos do que durante os primeiros 18 meses de vida. A criança, então, pode correr uma curta distância por si mesma, comer sem a ajuda de terceiros, e falar algumas palavras que têm significado (por exemplo, mamãe, papai, bola, etc), e a expectativa é que a criança continue a melhorar estas habilidades.

O principal aspecto desta faixa etária é o desenvolvimento gradual da fala e da linguagem. Aos três anos de idade, a criança já pode formar algumas frases completas (e corretas gramaticalmente) usando palavras já aprendidas, e possui um vocabulário de aproximadamente 800 a mil palavras.

A criança lentamente passa a compreender melhor o mundo à sua volta, e a aprender que neste mundo há regras que precisam ser obedecidas, embora ainda seja bastante egocêntrica - comumente vendo outras pessoas mais como objetos do que pessoas, não sabendo que estas possuem sentimentos próprios. Assim sendo, a criança muitas vezes prefere brincar sozinha a brincar com outras crianças da mesma faixa etária. No final desta faixa etária, uma criança geralmente já sabe diferenciar pessoas do sexo masculino e pessoas do sexo feminino, e também já começa a ter suas próprias preferências, como roupas e entretenimentos, por exemplo. Pode também ser capaz de se vestir sem a ajuda de terceiros, e de antecipar acontecimentos.

3 a 4 anos

Crianças desta faixa etária começam a desenvolver os aspectos básicos de responsabilidade e de independência, preparando a criança para o próximo estágio da infância e os anos iniciais de escola. As crianças desta faixa etária são altamente ativas em geral, constantemente explorando o mundo à sua volta. As crianças passam também a aprender que na sociedade existem coisas que eles podem ou não fazer.

Nesta faixa etária, a criança já compreende melhor o mundo à sua volta - tornando-se gradualmente menos egocêntrica - e melhor compreendendo que suas ações podem afetar as pessoas à sua volta. Também passam a compreender que outras pessoas também possuem seus próprios sentimentos. Assim sendo, as crianças gradualmente aprendem sobre a existência de padrões de comportamentos - ações que podem ou devem ser feitas, e ações que não devem ser feitas. Os pais da criança - os principais modelos da criança, nesta faixa etária - geralmente determinam se uma dada ação da criança foi boa ou má, muitas vezes recompensando a criança pelas suas boas ações e castigando a criança pelas suas más ações.

Crianças, a partir dos três anos de idade, também passam a aprender padrões de comportamento de um processo chamado identificação. As crianças passam a se identificar com outra pessoa por causa de vários motivos, incluindo laços de amizade (um amigo ou uma pessoa próxima como outro parente ou uma babá, por exemplo) e semelhanças físicas e psicológicas. Também a partir dos três anos de idade que as crianças passam a ver diferenças entre pessoas do sexo masculino e feminino, tanto nos aspectos físicos quanto nos aspectos psicológicos, como os estereótipos dados a ambos os sexos pela sociedade (exemplos: menino brinca com bola, menina brinca com boneca).

A grande maioria das crianças abandona as fraldas nesta faixa etária. A partir dos três anos de idade, a criança cresce lentamente, em contraste com o crescimento acelerado ocorrido desde o nascimento até os dezoito meses de vida. Meninos e meninas têm peso e altura semelhantes.

5 - 9 anos

A partir do quinto ano de vida, crianças passam a dar um crescente valor à amizade.O período entre cinco a nove anos de idade é marcado pelo desenvolvimento psicológico da criança. Esta continua a se desenvolver fisicamente, lenta e gradualmente, mas acima de tudo elas se desenvolvem e amadurecem socialmente, emocionalmente e mentalmente.

Na maioria das sociedades, as crianças já aprenderam regras e padrões de comportamento básicos da sociedade por volta do quinto ano de vida. Elas aprendem então a discernir se uma dada ação é certa ou errada. A vida social da criança passa a ser cada vez mais importante, e é comum nesta faixa etária o que se chama de o(a) melhor amigo(a).

Na maioria dos países, crianças precisam ir à escola, geralmente a partir do sexto ou do sétimo ano de vida. Actualmente, no Brasil o governo aderir obrigação dos pais levarem as crianças na escola a partir dos cinco anos de idade. Nesta faixa etária, regras básicas da sociedade são mais bem compreendidas. Aqui, é dada ênfase à capacidade de resolução de problemas, uma habilidade que é aperfeiçoada com o passar do tempo. A racionalização também é uma habilidade que é aprendida e constantemente melhorada. Até o quinto ou sexto ano de vida, as crianças muitas vezes procuram resolver problemas através da primeira solução - certa ou não, racional ou não - que vem à sua mente. Após o quinto ou o sexto ano de vida, a criança passa procurar por diversas soluções, e a reconhecer a solução correta ou aquela que mais se aplica ao solucionamento do problema.

Por volta dos sete ou oito anos de idade, as crianças passam a racionalizar seus pensamentos e suas crenças, procurando as razões, os porquês por trás de um problema ou de um fato. Assim, as próprias crianças passam a analisar os padrões de comportamento ensinados pela família e sociedade. Além disso, a partir dos seis anos de idade, as crianças passam a se comparar com outras crianças da mesma faixa etária. Estes dois fatos, aliados ao crescimento da vida social da criança, diminuem a importância dos pais e da família como modelos de comportamento da criança, e aumentam a importância dos amigos e dos professores.







CRIANÇAS FAMINTAS



dada criança faz de si mesma à outra também afeta a auto-imagem e a auto-estima da criança - a opinião que uma pessoa tem de si mesma. O tipo de auto-imagem formada durante a infância pode influenciar o comportamento desta pessoa na adolescência e na vida adulta. As crianças passam a desenvolver a auto-imagem após os três anos de idade, à medida que as crianças se identificam com seus pais, parentes, e posteriormente, pessoas próximas. Esta auto-imagem pode ser positiva ou negativa, dependendo das atitudes e das emoções das pessoas com as quais a criança se identifica. Crianças com auto-imagens positivas geralmente possuem boas impressões de seus pais e uma ativa vida social; por outro lado, auto-imagens negativas costumam ser fruto de famílias disfuncionais, onde o relacionamento entre seus membros seja problemático. A comparação que uma criança faz em relação a outras crianças pode alterar esta auto-imagem. Além disso, vários outros fatores podem influenciar o comportamento de uma criança, como abuso infantil, problemas sócio-psicológicos (vítima de agressão na escola, por exemplo) e eventos marcantes (perda de um parente ou amigo, por exemplo).

Os dentes de leite começam a cair no sexto ano de vida, um por um, até a adolescência. O crescimento de peso e altura é pequeno e semelhante entre meninos e meninas, que continuam a ter peso e altura semelhantes. Quanto à força física, em teoria, meninos e meninas desta faixa etária têm força física semelhante, mas meninos, por geralmente serem mais incentivados pela sociedade a participar de atividades físico-esportistas, tendem a ter um pouco mais de força física do que as meninas.

10 Pré-adolescência

A partir dos 10 anos de idade, crianças passam a dar mais importância a um grupo de amigos que possuem gostos semelhantes.faixa etária que vai desde o décimo ano de vida é época de intensas mudanças físicas e psicológicas: é a chamada pré-adolescência. Nesse período da vida as crianças passam a ter mais responsabilidades (deveres), ao mesmo tempo em que passam a querer e exigir mais respeito de outras pessoas - particularmente dos adultos. A criança nesta faixa etária passa a compreender mais a sociedade, ordens sociais e grupos, o que torna esta faixa etária uma área instável de desenvolvimento psicológico.

A participação num grupo de amigos que possuem gostos em comum passa a ser de maior importância para a criança, onde o modelo dado pelos amigos começa a obscurecer o modelo dado pelos pais. Começam as preocupações como a expectativa de ser aceito por um grupo, ou certas diferenças em relação a outras crianças da mesma faixa etária se agravam aqui, e são um aspecto de maior importância na adolescência. Muitas vezes, pré-adolescentes sentem-se rejeitados pela sociedade, podendo desencadear problemas psicológicos tais como depressão ou anorexia, por exemplo.

A pré-adolescência é marcada pelo início das intensas transformações físicas que transformam a criança em um adulto; é o início da puberdade, marcada principalmente pelo aumento do ritmo de crescimento corporal e pelo amadurecimento dos órgãos sexuais.

A puberdade para as meninas chega entre o 10º e o 12º ano de vida, onde os primeiros pelos pubianos e nas axilas aparecem, vem a primeira menstruação, os seios começam a crescer. Neste período, as meninas passam, em média, a ser mais altas e mais pesadas que os meninos, onde a puberdade ainda não começou. A maturação dos órgãos sexuais inicia-se geralmente depois, no 11º ao 14º ano de vida. Somente mais tarde, no 12º ao 14º anos de vida, a puberdade começa para os meninos, começo de um alto crescimento físico (em altura, peso e força muscular), crescimento de pelos pubianos e nas axilas e engrossamento do timbre de voz. Com o pico do crescimento físico da maioria das meninas já havendo terminado, os meninos passam à frente das meninas, definitivamente, em peso, altura e força muscular. A maturação dos órgãos sexuais dá-se geralmente depois, no 14º ao 15º ano de vida.







CRIANÇAS NA PALESTINA



eminino são chamadas de meninas, e crianças do sexo masculinos são chamados de meninos. Uma pequena percentagem dos humanos são hermafroditas - embora o hermafroditismo seja apenas uma distinção biológica, e não necessariamente social ou psicológica. Fora as diferenças existentes no sistema reprodutor, meninos e meninas não diferem muito fisicamente entre si até o início da puberdade, com crianças de ambos os sexos, com a mesma idade, possuindo aproximadamente a mesma altura e o mesmo peso.

As crianças de ambos os sexos crescem em altura por igual até os nove - dez anos de idade, quando o início da puberdade nas meninas faz com que elas se tornem, na média, mais altas do que os meninos, até os doze anos de idade, quando a puberdade tem início nos meninos, com a altura e o peso médio dos meninos superando os das meninas. Uma criança de nove anos possui em média entre 130 a 140 centímetros de altura, nos Estados Unidos da América. Quanto à massa corporal, o peso médio dos meninos é entre 25 a 37 quilogramas, enquanto o peso médio das meninas é geralmente um pouco menor - possivelmente por causa de estereótipos impostos pela sociedade, embora alguns especialistas crêem que diferenças genéticas estejam por trás desta diferença. Uma criança não é necessariamente anormal se seu peso e/ou altura são maiores ou menores do que a média.


Um assunto muito discutido são as diferenças psicológicas entre meninos e meninas no que se refere à identidade sexual das crianças. Enquanto a maioria dos psicólogos acreditam que as diferenças psicológicas entre ambos os sexos seja determinada primariamente pelo ambiente onde a criança vive e pelos estereótipos impostos à criança pela sociedade, alguns especialistas, primariamente geneticistas, consideram que a genética possui maior peso nestas diferenças.

Diferenças de inteligência


As diferenças de inteligência entre diferentes crianças são feitas através de testes de quociente de inteligência. Tais testes servem para indicar a habilidade mental no geral de uma criança em relação à média de outras crianças da mesma idade. A média é igual a 100. A perfomance da criança no teste é pontuada. Cerca de dois terços das crianças são consideradas normais (pontuação entre 84 a 116). Um sexto pontuam mais do que 116, e são consideradas super-dotadas. Um sexto das crianças pontuam menos de que 84, neste caso, a presença de uma deficiência mental (e muitas vezes permanente - com vários graus de severidade) é considerada - embora várias crianças pontuem menos do que a média por causa de problemas psicológicos.

Os testes de quociente de inteligência são usados especialmente para o auxílio do diagnóstico de problemas neurológicos ou psicológicos, e também em testes que visam ao estudo da genética, seu papel no desenvolvimento de uma pessoa e no seu papel do desenvolvimento das diferenças entre diferenças psicológicas entre diversas pessoas. A pontuação de pessoas relacionadas geneticamente (ou seja, possuem laços de família) que fizeram pelo quociente de inteligência geralmente diferem menos do que as diferenças entre a pontuação de pessoas não relacionadas geneticamente, o que sugere que a genética tem um peso considerável - se não majoritário - na habilidade mental de uma pessoa. Porém, outros especialistas acreditam que é o ambiente no qual a criança vive que é o fator primário na formação psicológica e da habilidade mental. Estes especialistas fazem uso de estudos entre crianças culturalmente deprivadas - crianças que são criadas sem os estímulos necessários que as ajudam na educação escolar e/ou que sofrem de abuso infantil, e que possuem no geral um quociente de inteligência menor do que a média. O quociente de inteligência destas crianças, nos estudos realizados, aumentou muito após receberem cuidados especiais.

Já outros especialistas questionam o uso destes testes, e que tais testes não são eficientes para medir a habilidade mental e a inteligência como um todo de uma criança. Estes especialistas alegam que a inteligência envolve vários fatores - memória, lógica e originalidade, por exemplo, e que uma criança pode destacar-se em uma ou mais áreas enquanto sofre dificuldades em outras.

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O papel dos pais

Alice Liddell fotografada por Lewis Carroll.Os pais de uma criança possuem um papel fundamental no desenvolvimento psicológico da criança, além de serem os responsáveis pela sustentação dela. Uma das principais preocupações dos pais é ajudar a criança em desenvolvimento a crescer normalmente. A palavra normal possui dois sentidos, quando relacionada com o desenvolvimento infantil. A primeira delas é a ausência de anormalidades físicas e/ou psicológicas, que são consideradas anormais em toda sociedade e cultura. Estas anormalidades incluem epilepsia, esquizofrenia e doenças genéticas. A maioria destas doenças surgem por motivos que não relacionados com a forma com o qual os pais criaram a criança.

A segunda definição - onde os pais possuem grande influência - é se a criança possui certas habilidades ou traços, algumas delas valorizadas pelos pais, outras valorizadas pela sociedade onde a criança vive. Uma criança é considerada normal se ela possui estas características. Algumas destas características valorizadas internacionalmente incluem viver amigavelmente com outras pessoas, agir inteligentemente e de maneira responsável, e a comunicação. Estas últimas habilidades são essenciais para a vida de uma pessoa dentro de uma sociedade, e os pais possuem grande influência no desenvolvimento destas características. Crianças vítimas de negligência ou de abuso infantil (por parte dos pais), por exemplo, muitas vezes se comportam de maneira agressiva ou muito retraída com outras pessoas, por exemplo.

Já outras habilidades e traços são valorizados apenas por certas culturas. Por exemplo, nos países desenvolvidos e em vários países em desenvolvimento, espera-se da criança que ela aprenda eventualmente a ler e a escrever. Uma criança incapaz de adquirir esta habilidade pode ser vista como anormal. Porém, em vários países em desenvolvimento, espera-se muitas vezes que uma criança ajude seus pais a sustentar sua família. Tais crianças são consideradas muitas vezes normais - na sociedade onde elas vivem - se elas adquirem as habilidades necessárias para trabalhar e sustentar a sua família, bem como não são vistas como anormais se não sabem ler e escrever. Certas culturas como a "cultura ocidental" vêm o sexo masculino e o sexo feminino como iguais - ambos possuem os mesmos direitos - e meninos e meninas são criados igualmente. Já em outras culturas, traços considerados masculinos - como independência e competitividade - são considerados anormais entre mulheres, e, portanto, meninos muitas vezes são incentivados pelos pais a ter tais traços, enquanto tais traços entre meninas são reprimidos.

Os pais são especialmente responsáveis em cuidar da criança e de suas necessidades físico-psicológicas, do uso de recompensas e punições, e como modelos de comportamento. Em muitos casos onde há omissão dos pais em termos de afeto e relacionamento as crianças podem desenvolver sérios problemas emocionais. A chamada "terceirização da infância", termo usado pelo pesquisador José Martins Filho em seu livro "A criança terceirizada: os descaminhos das relações familiares no mundo contemporâneo", é uma realidade em várias partes do mundo e, principalmente, no Brasil.

Necessidades físicopsicológicas

Todas as crianças possuem algumas necessidades físicopsicológicas que precisam ser cumpridas e atendidas para que a criança cresça normalmente.

A principal necessidade física da criança é a alimentação, da qual as crianças são totalmente dependentes dos adultos nos primeiros anos de vida. Outras necessidades físicas importantes são limpeza e higiene, vestuário adequado e um abrigo. Espaço também é importante - para o exercício de jogos e brincadeiras. Além disso, a criança também depende dos adultos quanto ao aprendizado de bons hábitos de comportamento, tanto à sociedade que o cerca quanto a si mesma - mantendo uma higiene adequada, por exemplo, lavando as mãos antes de comer, não comer nada que tenha caído no chão, escovar os dentes diariamente, etc.

O desenvolvimento das vacinas diminuiu bastante as taxas de mortalidade infantil em muitos países - especialmente em doenças como sarampo, paralisia infantil e varíola (esta última já extinta). Em muitos países, os pais são obrigados a vacinar a criança, pelo menos contra certas doenças como sarampo, paralisia infantil, tuberculose, tétano e difteria, por exemplo. Caso os pais não levem as crianças a postos de vacinação, as crianças poderão ser suspensas da escola, e em casos mais graves, os pais podem perder a guarda da criança. Algumas destas vacinas requerem reimunização - a aplicação de uma nova dose da vacina - regularmente.

As necessidades psicológicas da criança são determinadas pelas habilidades e pelos traços de personalidade que os pais esperam que seu filho desenvolva. Algumas destas são incentivadas em toda sociedade, outras apenas em certas culturas. Todas as crianças possuem certas necessidades psicológicas - como sentir-se amadas e queridas pelos pais.

Espera-se mais responsabilidade e maturidade da criança quando esta passa a ir à escola regularmente - a partir dos seis ou sete anos de idade. As crianças passam a frequentar regularmente um lugar onde regras existem, que devem ser cumpridas - e onde os padrões de comportamento não mudam de um dia para o outro.

Problemas sócio-econômicos




Muitas crianças (principalmente em países subdesenvolvidos) experimentam diversos problemas como alimentação reduzida ou desequilibrada (desnutrição), trabalho infantil, ausência de habitação, AIDS, entre outros. Com o objectivo de solucionar estes problemas a UNICEF promove diversas campanhas de recolhimento de fundos monetários para poder apoiá-las nesses países.

Significado do choro



O choro é o meio mais eficaz para manifestar uma necessidade ou um mal-estar. Os psicólogos têm procurado identificar os vários tipos de choro com as situações que o motivam. Assim, distinguem-se geralmente quatro padrões de choro: choro básico de fome, choro de raiva, choro de frustração e choro de dor, e/ou ainda de cansaço e desconforto.

O sorriso de um bebê



O sorriso é uma das formas de comunicação que desencadeia confiança e afeto reforçando os esforços dos adultos em satisfazer o bebê. O primeiro sorriso pode ocorrer após o nascimento, de modo espontâneo, efeito da atividade do sistema nervoso central.

Depois da alimentação e ao adormecer, é frequente esboçar um sorriso que pode ser também desencadeado pelos sons emitidos pelos progenitores. Estes sorrisos são automáticos, reflexos e involuntários.

O sorriso é um sinal que reforça as relações positivas do adulto favorecendo a sua repetição. É um comportamento intencional que visa manter a comunicação com aqueles que tratam do bebê.

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A criança de hoje será o homem de amanhã, como tal deve ser acarinhada, amada, educada, ter alimentação adequada, ser livre, possuir os bens essênciais ao seu desenvolvido, só assim poderemos ter crianças felizes, e isso se irá reverter no dia de amanhã, com pessoas saudáveis, pessoas bem formadas, pessoas que guiarão seus povos, sem rancor, sem ódio.




Se cada um de nós contribuir, com pouco que sejam será muito para ajudar os milhões de crianças carenciadas, basta um pequeno contributo monetário ou ofertas de livros ou vestuário para aliviar o sofrimento dessas crianças.




Existem muitas organizações mundias de ajuda às crianças, a UNICEF muito está fazendo nesse campo, devemos pois unir esforços, dando as mãos ajudando essas crianças, para que possamos ver no seu rosto o riso e a alegria.




O articulista e seus filhos contribuem através da World Vision, na educação de algumas crianças em Africa, e como e bom recebermos noticias, escritas por elas, e saber-se que elas, como nosso pequeno apoio, muito se tem desenvolvido a todos os níveis.
Sejamos pois solidários para quem precisa, fazendo o bem sem olhar a quem.



NOVO COMPUTADOR

Durante cerca de 3 anos o signatário usou um computador caseiro, daqueles cuja caixa é grande e pesada, esse pc, montado num vão de escada, aqui em Macau, porém ao qual o articulista se adaptou a 100%.
Porém, as avarias ou entrada de virus eram constantes, as tais entradas automáticas de Up-date eram frequentes e uma delas deu o aviso, dizendo que o pc do articulista se encontrava em risco, o solfwarew que continha não era original, e coisas assim!...

Para tentar dar a volta a este problemas, no passado dia 19 de Outubro, o articulista aventureou-se a comprar um note book da SAMSUNG modelo R 470, tal como se pode ver na foto acima inserida.

O velho pc, foi hoje de novo até à oficina, veremos se terá arranjo, o que obrigou o articulista a usar o note book desde ontem, e como não está ainda familiarizado com ele, a escrita e as fotos que eram usuais nos seus modestos artigos, estão agora difícies de serem postados.

Falta ainda o calo, o teclado é diferente, as letras são mais miudinhas, o que dificulta imenso o seu trabalho, a falta de programas e a não ligação ao scanar são outros motivos, que estão a desmotivar o articulista, veremos como as coisas irão decorrer.

Como bem diz o ditado, carroça nova para burro velho é dificil de conduzir rsrsrsr.

Peço desculpas da falta de assiduidade e das notícias quase em directo, que eram seu apanágio, mas irá o articulista tentar ir aprendendo e dentro dos possíveis ir postando algo de interesse.

RESTAURANTE SANTOS - TAIPA - MACAU


O meu estimado amigo e compadre Santos que tive o prazer de conhecer nos Serviços de Marinha e apreciar a óptima comida que confeccionava, após terminar a sua comissão de serviço em Macau, passou à reserva e aventurou-se a abrir um restaurante na Rua do Cunha no. 20 na ilha da Taipa.
Faz hoje 20 anos que, com muito trabalho, inteligência e sacrifício abriu as portas ao público.
Está pois de parabéns este grande alentejano, que com sua simpatia e óptima comida que confeciona nos tem cativado.




Não estive presente na festa de aniversário, é certo, mas passei por lá para desejar os meus sinceros parabéns e dar-lhe um forte abraço muito sentido.




Aqui estão os dois alentejanos, por sinal até vizinhos, em Portugal, ele de Arraiolos e eu de Évora, e como ele muito bem disse, passou 20 anos no Alentejo, o articulista ainda menos, depois, ele alistou-se na Marinha onde permaceu durante 20 anos. À 20 anos que se encontra em Macau, e à 20 anos que é proprietário do famoso Restaurante Santos, sito na Rua do Cunha no. 20 na Ilha da Taipa.

Pelos visto o número 20 é um número de sorte e tem sido esse que têm marcado a sua vida.

Tal como o Mestre Santos o articulista veio para Macau em comissão de serviço militar, ele na Marinha e o articulista no Exército, depois, tal como Mestre Santos, ficou em Macau, mas a diferença entre ambos é enorme, 45 anos de estada em Macau tem o articulista e o Mestre Santos 20, mas ambos nos cruzámos na Marinha.

Ele, o Mestre Santos por Macau quis ficar e continuar a fazer aquilo que mais gosta, servir o público com suas maravilhosas comidas, tem sido um sucesso e oxalá assim continue por muitos e belos anos.

O articulista, esse, assim que se aposentou, nada mais quis fazer, senão gozar a vida e correr os quatros cantos do mundo e ir escrevendo, a seu modo as suas vivências.






O Mestre Santos com o seu prestigiado restaurante, vão dando a conhecer aos povos orientais, a boa comida portuguesa, já não falando dos seus habituais freguezes, que muito apreciam e não dispensam a nossa boa comida. É desta forma que ao longo dos anos tem cativado a freguesia, a sua amabilidade, a sua gentileza alianada à óptima comida que apresenta, muito tem prestegiado Portugal.


Meus sinceros parabéns e muitos anos de vida e de boa comida, são os votos cá do compadre.
















quinta-feira, novembro 19

56 GRANDE PRÉMIO DE MACAU














O barulho dos motores já se fizeram ouvir em Macau, os treinos, começaram esta manhã.





Programa
56º GRANDE PRÉMIO DE MACAU - WINDSOR ARCH
PROGRAMA PROVISÓRIO
(19 a 22 de NOVEMBRO de 2009)

19 DE NOVEMBRO (QUINTA-FEIRA)
06:00

Fecho do Circuito
06:30
07:00
Inspecção do Circuito
07:30
08:15


Treinos livres do Grande Prémio de Motos de Macau – 43a Edição
08:40
09:20


Treinos livres da Corrida Hotel Fortuna de Macau e Interport de Hong Kong
09:40
10:10


Treinos livres da Macau Road Sport Challenge
10:30
11:00


Treinos livres do Grande Prémio de Macau de Fórmula 3
11:20
12:00


Treinos livres da Corrida de Carros de Turismo CTM Macau
12:20
12:50


Teste do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo Marriott da FIA - Corrida da Guia de Macau – apoio SJM
13:10
13:40


Treinos livres da Fórmula BMW Pacific
14:00
14:45


Treinos do Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 (cronometrados)
15:25
16:10


Treinos do Grande Prémio de Motos de Macau – 43a Edição (cronometrados)
18:30
**
Abertura do Circuito



20 DE NOVEMBRO (SEXTA-FEIRA)
06:00

Fecho do Circuito
06:30
07:00


Inspecção do Circuito
07:30
08:30


Treinos do Grande Prémio de Motos de Macau – 43a Edição (cronometrados)
08:45
09:15


Treinos livres do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo Marriott da FIA –Corrida da Guia de Macau – apoio SJM
09:35
10:05


Treinos da Corrida Hotel Fortuna de Macau e Interport de Hong Kong (cronometrados)
10:25
10:55


Treinos da Macau Road Sport Challenge (cronometrados)
11:15
11:45


Treinos livres do Grande Prémio de Macau de Fórmula 3
12:15
12:45


Treinos livres do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo Marriott da FIA – Corrida da Guia de Macau– apoio SJM
13:05
13:35


Treinos da Corrida de Carros de Turismo CTM Macau (cronometrados)
13:55
14:25


Treinos da Taça GT Macau (cronometrados)
14:45
15:30


Treinos do Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 (cronometrados)
15:50
16:40


Treinos do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo Marriott da FIA – Corrida da Guia de Macau – apoio SJM (cronometrados)
18:30
**
Abertura do Circuito



21 DE NOVEMBRO (SÁBADO)
06:00

Fecho do Circuito
06:30
07:00


Inspecção do Circuito
07:30
07:50


Treinos livres do Grande Prémio de Motos de Macau - 43a Edição
08:15
08:45


Treinos da Taça GT Macau - (cronometrados)
09:15
10:05


Corrida Hotel Fortuna de Macau e Interport de Hong Kong - 10 voltas
10:30
11:20


Macau Road Sport Challenge - 10 voltas
11:50
12:50


Corrida de Carros de Turismo CTM Macau - 12 voltas
12:55
13:25


Evento Especial
13:45
14:35


Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 - (Prova Classificativa) - 10 voltas
15:15
16:15


Grande Prémio de Motos de Macau - 43a Edição – 15 voltas
16:30
17:00


Treinos da Fórmula BMW Pacific - (cronometrados)
18:30
**
Abertura do Circuito



22 DE NOVEMBRO (DOMINGO)
06:00

Fecho do Circuito
06:30
07:00


Inspecção do Circuito
07:50
08:05


Treinos livres do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo Marriott da FIA – Corrida da Guia de Macau – apoio SJM
08:20
08:40


Treinos livres do Grande Prémio de Macau de Fórmula 3
09:10
10:00


Fórmula BMW Pacific - 10 voltas
10:30
11:20


Taça GT Macau – 10 voltas
11:55
14:05


Campeonato do Mundo de Carros de Turismo Marriott da FIA – Corrida da Guia de Macau – apoio SJM2 corridas de 9 voltas com 15 minutos de intervalo
14:15
14:45


Evento Especial
15:00
15:15


Dança do Leão
15:30
16:30


Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 – 15 voltas
18:30
**
Abertura do Circuito

* O programa está sujeito a alterações sem aviso prévio.
(**) Se as condições permitirem a abertura do circuito, antes da hora marcada, será anunciado.














quarta-feira, novembro 18

HAMMERFEST - NORUEGA







Noruega Hammerfest


Condado Finnmark

Número 2004

Sede Hammerfest

Área 847 km²


Densidade 9 157 hab.

10 hab/km²

Idioma Neutral




Hammerfest é uma comuna, cidade-porto da Noruega, no condado de Finnmark, com 847 km² de área e 9 157 habitantes (censo de 2004), situada na ilha de Kvalo, a 480 km do Círculo Polar Ártico. É a cidade com mais de 6.000 habitantes mais a norte no mundo.

O seu magnífico porto é uma base de pesca baleeira das ilhas Svalbard.

Nesta cidade, o Sol não se põe de Maio a Setembro e não aparece de 18 de Novembro a 1 de Fevereiro.

Esta cidade foi destruída pelas tropas alemãs em 1940.

terça-feira, novembro 17

FAZ FRIO EM MACAU




Como se pode ver as temperaturas cairam imenso, e em Macau registou-se, hoje, a temperatura mais baixa do ano.



Ontem, ainda podia andar vestido


Nas cidades do sudoeste asiatico as temperaturas estão óptimas, e eu que detesto o frio, só lá estou, devido a afazeres inadiáveis em Macau.

O articulista aventurou-se a ir até ao Festival de Gastronomia mas estava um vento bem forte e fazia imenso frio, foi entarar, comprar alguma comida e sair!...



O articulista teve que se equipar desta forma e mesmo assim ripou frio


Em Bangkok está bem quentinho, com temperaturas de 34, Singapura 33, Kuala Lumpur 32.

segunda-feira, novembro 16

ALFAZEMA - LAVANDA - LÁP SÁP CHOU




Um dia deste, quando fazia algumas compras na farmácia Chin Cheong, em Macau, reparei que na montra se encontrava exposta uma embalagem de um produto que me chamou à atenção.
Primeiro, porque apresentava uma caravela portuguesa, tal como se pode ver na imagem do rótulo, a seguir exposta, segundo, porque nos caracteres chineses se pode ler, TAI SAI ION LÁP SAP CHOU IAO, o que levou o articulista a comprar uma embalagem, tratava-se de um óleo, tal como se pode ve na foto acima inserida, de cor verde, que, segundo o farmaceutico era óptimo para tirar as dores reumáticas.




Em tempos, o articulista tinha comprado numa farmácia chinesa uma embalagem de LÁP SÁP CHOU, sabia que era um produto português e na altura ficou a saber que planta era, mas no momento que comprou o frasquinho do liquído, já não se lembrava de que planta se tratava e como tal foi investigar.
Para uma melhor compreensão irei traduzir a frase TAI SAI ION, em Macau o Banco Nacional Ultramarino é desta forma conhecido pelos chineses e nas notas deste banco assim o descreve. TAI SAI ION, traduzido literalmente quer dizer TAI = GRANDE,  SAI = OESTE, IONG = OCEANO.  Tai Sai Ion Oceano Atlântico. LÁP SÁP CHOU = Láp Sáp = sujidade, Chou = erva, o que na realidade se trata de Alfazema ou Lavanda, que é importada de Portugal, e o frasco o simboliza através da caravela,  em Macau comercializada como medicamento.

ALFAZEMA - (Lavandula officinalis)




A erva do sistema nervoso





USO MEDICINAL



A alfazema é usada para restabelecer o fluxo menstrual. É calmante e alivia as dores de cabeça. É ótima para quem tem enxaquecas, se usada em tratamento constante. Alivia o coração , é boa para hipocondria e tonturas decorrentes de abalos nervosos.

USO ENERGÉTICO:

A alfazema é perfeita para quem vive perseguindo seus ideais e não consegue concretizá-los. A pessoa tem um sentimento constante de fracasso e julga que nada que faz dá certo. É a erva dos deprimidos e tristes, que não se acreditam, e por isso mesmo deixam que qualquer impecilho frustre seus ideais. Pode ser usada também para ajudar pessoas imaturas, infantis, e que sempre estão vendo a vida por seu próprio prisma.

OUTROS USOS:

- A Alfazema deve ser usada em adolescentes, que se acham feios e têm complexo de inferioridade.

- Na forma de banhos, facilita o parto, pois fortalece e dá auto confiança.

- O maior uso conhecido da Alfazema é na cosmética e perfumaria. Os chás feitos com Alfazema acalmam as peles sensíveis e delicadas, além de agirem como ótimos limpantes para pele com acne

- A Alfazema é muito conhecida como Erva do Amor. Seus banhos são conhecidos por atraírem o amor para a vida da pessoa que os usa.

- Os saches com galhinhos de alfazema seca, além de perfumarem a roupa, eliminam traças e insetos de dentro do armário.




(Lavandula spica, L.). A alfazema ou lavândula é uma planta aromática da família das Labiadas, que cresce principalmente nas regiões quentes. Suas flores são azuis e suas folhas verde-cinzentos, alongadas e finas. A alfazema existe em estado silvestre em sua forma pura, porém é mais comum em sua forma híbrida. Os experimentos científicos sobre a alfazea tornaram possível obter a planta em estado puro, com as suas propriedades aperfeiçoadas. Assim, a alfazema cultivada contém mais essência que a silvestre. Pela destilação dela se obtém uma essência de fragrância suave que na medicina antiga se empregava como tônico do sistema nervoso e antis-pasmódico. Em dose terapêutica pode ser usada como narcótico, diminuindo a sensibilidade e o potencial da excitação motora; porém, torna-se excitante se usada em dose tóxica.


Suas propriedades foram estudadas c confirmadas pela medicina moderna, revelando recentes análises que ela contém cumarina, linalol, que é um álcool terpênico, que se encontra também nas essências da laranjeira, da lima etc, com cheiro de rosa e usado no preparo da essência sintética de rosa; o geraniol, e um acetato. Seu emprego é indicado como calmante. Para fumigação recomenda-se a seguinte mistura: essência de alfazema, 27g; essência de pinho, 3g; tintura de tolu (bálsamo), lOg; tintura de amieiro (álamo preto), 15g; alcoolatura de diplotaxc, 20g. Usar uma colherinha de café dessa mistura numa tijcla de água fervente, respirando o vapor durante 5 minutos, 3 ou 4 vezes por dia. Este tratamento modifica as secreções dos brônquios pela sua ação antisséptica. Sua essência é igualmente útil como parasiticida. Esfregada no couro cabeludo, deixando-a aí durante uma noite, livra a cabeça de hóspedes indesejáveis. A infusão das flores da alfazema é dotada de virtudes diuréticas. Nas moléstias infecciosas emprega-se a infusão conhecida como infusão de cinco flores, e que contém lOg de flores de alfazema e 5g de cada uma das flores das seguintes plantas: maravilha bastarda, bourrache, gisteiro ou giesta, amor-perfeito, usando-se uma colherada de sopa da mistura numa xícara de água fervente. Deixar em infusão durante quinze minutos e tomar 3 a 4 xícaras por dia.


BOLOTA - BOLETA




A bolota (do árabe ballūta, encina) é um fruto produzido pela azinheira, pelo carvalho e pelo sobreiro, árvores da família do carvalho (género Quercus). O sobreiro e a azinheira existem em Portugal, em maior abundância no Alentejo.

Os porcos criados na região de Portugal onde existem sobreiros e azinheiras alimentam-se dessas bolotas que dão à sua carne um sabor especial. Esses porcos, de tamanho pequeno e patas de cor escura, são utilizados para fazer um presunto muito apreciado em todo o mundo, uma verdadeira iguaria.

Os lusitanos e outros povos prerromanos da Península Ibérica obtinham farinha das bolotas com que faziam pão, e actualmente as bolotas também são usadas em algumas preparações culinárias típicas de Portugal




Bolota Negra é útil nos casos de insónia e excitação nervosa, histerismo, estados ansiosos e distúrbios nervosos ligados à menopausa.


Propriedades: insónias; calmante; crianças excitadas; para o alivio do stress; anti-espasmódica, histerismo.

a bolota já foi um dos alimentos principais na dieta de alguns povos como os Lusitanos. Os Lusitanos para contornarem a escassez de cereais no Inverno, Colhiam as bolotas no Outono, transformavam-nas em farinha para produzir pão. Esta farinha uma vez seca, pode ser conservada durante todo o Inverno.

“Na quarta parte do ano não se mantêm senão de bolotas, que secas e trituradas, se moem para fazer pão, o qual pode guardar-se por muito tempo” Estrabão

A bolota apesar de conter taninos o que lhe confere um gosto um pouco amargo, é um fruto que continua a ser consumido e apreciado por algumas pessoas da região do Alentejo, em especial do Baixo-Alentejo.

Infelizmente o uso tradicional culinário da bolota tem-se vindo a perder com o passar dos anos e é quase impossível conseguir bolotas nos grandes centros urbanos mas, aqui ficam algumas receitas que não caíram no esquecimento e continuam a ser confeccionadas pelas gentes do sul de Portugal.

Para quem nunca teve a oportunidade de consumir bolotas aconselhamos vivamente que o façam pois para além de serem uma parte importante da nossa cultura gastronómica é um alimento saboroso e óptimo com vários nutrientes, vitaminas e proteínas.



A bolota tem sido, nos últimos anos utilizada para fins medicinais, e igualmente para o fabrico de licor, licor este com um extraordinário sabor, servindo de digestivo, depois de uma farto almoço.




Nome científico: Quercus suber L.

Nome comum: Sobreiro

Árvore de porte mediano que pode atingir 20 m de altura com copa ampla e pouco densa. O tronco tortuoso é ramificado em grossas pernadas e revestido por casca acinzentada, algo enegrecida, espessa e fendida: a cortiça. As folhas são persistentes, normalmente denticuladas; com 2 a 10cm de comprimento, verde-escuras. Floração de Abril a Junho e parcialmente no Outono.

As flores masculinas no extremo dos raminhos do ano anterior e as femininas na parte superior do raminho do ano, ambos em amentilhos verde-amarelado. A bolota, oval comprido com ponta coberta de veludilho, atinge a maturação no Outono. Frutifica desde os primeiros anos.

CASCA: Ritidoma suberoso grosso e gretado - Cortiça - tornando-se liso e amarelado ou avermelhado nos troncos descortiçados.

É chamada uma "árvore de plena luz". Tolera climas com períodos estivais secos e pluviosidade baixa, aprecia no entanto um teor médio de humidade do ar e do húmus, suportando mal as geadas; desenvolve-se bem em todos os solos de textura leve a média e pH ácido ou neutro, mas evita os calcáreos. Não vai além dos 500 m de altitude. Vive cerca de 300 anos.

DISTRIBUIÇÃO: Originária do Oeste da Região Mediterrânica: Portugal, Espanha, França, Itália, Argélia e Marrocos. É uma árvore comum em todo o País, com grande frequência a sul do Tejo onde surge na forma de montados, e esporádica no Norte.

Ocupa extensos povoamentos, na parte Oeste do Alentejo, bacia do Tejo e Terra-Quente de Trás-os-Montes. Está frequentemente associada à azinheira e ao carvalho cerquinho.

UTILIZAÇÃO: Muito importante pelo valor comercial da cortiça. Oferece uma boa protecção dos solos e é um precioso aliado na luta contra os incêndios, devido à sua fraca cobertura sub-arbustiva.

OBSERVAÇÕES Em termos ecológicos a cortiça apresenta uma importância muito grande, já que por um lado protege a árvore do fogo e por outro serve de abrigo a inúmeros animais, sobretudo insectos e plantas: musgos, líquenes e até algas microscópicas. Para além da cortiça, os montados de sobro têm um grande valor económico: a glande, alimento do gado suíno, a madeira e a lenha, para queimar directamente ou fazer carvão, por fim, o entrecasco de onde se extraem os taninos.


DOCE DE BOLOTA

Ingredientes


Bolota: q.b.

Açúcar: q/b.

Água: q/b

Chocolate: 1 colher de sopa

Coco: 125 g

Preparação

Cozem-se as bolotas e depois retira-se a casca e a pele. São moídas e acrescenta-se a mesma quantidade de açúcar. Leva-se ao lume o açúcar, as bolotas e um pouco de água, junta-se a seguir o chocolate e o coco, deixa-se ferver uns minutos até secar. Serve-se em taças.





Fonte - Enciclopédia livre e várias pesquisas na net



DIA MUNDIAL DA TOLERÂNCIA



O Dia Internacional para a Tolerância foi instituído pela ONU como sendo o dia 16 de Novembro de cada ano, em reconhecimento à Declaração de Paris, assinada no dia 12 deste mês, em 1995, tendo 185 Estados como signatários. Foi instituído pela Resolução 51/95 da UNESCO.





Princípios da Declaração de Paris e efeitos

A Declaração da ONU fez parte do evento sobre o esforço internacional do Ano das Nações Unidas para a Tolerância. Nela os estados participantes reafirmaram a "fé nos Direitos Humanos fundamentais" e ainda na dignidade e valor da pessoa humana, além de poupar sucessivas gerações das guerras por questões culturais, para tanto devendo ser incentivada a prática da tolerância, a convivência pacífica entre os povos vizinhos.



Foi então evocado o dia 16 de Novembro, quando da assinatura da constituição da UNESCO em 1945. Remetia, ainda, à Declaração Universal dos Direitos Humanos que afirma:



Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião (Artigo 18);

Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão (Artigo 19)

A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos (Artigo 26).

 Instrumentos

Para a consecução da tolerância entre os povos, são relacionados os seguintes instrumentos jurídicos internacionais:

Convenção Internacional dos Direitos Civis e Políticos.

Convenção Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.

Convenção para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial.

Convenção para a Prevenção e Combate ao Crime de Genocídio

A Convenção de 1951 relativo aos Refugiados, e seus Protocolos de 1967 e, ainda, os instrumentos regionais.

Convenção para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher.

Convenção contra a Tortura e combate a todas as formas de tratamento cruel, desumano ou castigo degradante.

Declaração de Eliminação de todas as formas de Intolerância baseada na religião ou crença.

Declaração dos Direitos das Pessoas que pertencem a Nações ou Minorias Étnicas, Religiosas e Lingüísticas.

Declaração de Medidas para Eliminar o Terrorismo Internacional.

Declaração de Viena, e Programa de Ação da Conferência Mundial de Direitos Humanos.

Declaração de Copenhague e Programa de Ação adotada pela Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social.

Declaração da UNESCO sobre Raça e Preconceito Racial.

Convenção da UNESCO e Recomendação contra a Discriminação na Educação.




Aproveitemos o dia de hoje,  e sejamos mais tolerantes perante a sociedade, praticando o bem, e ajudando todos aqueles que precisam de uma palavra amiga, independentemente da sua cor, religião ou aspecto fisico.
Todos diferentes, todos iguais.
Faz o bem sem olhar a quem.

domingo, novembro 15

O VINHO "AMÁLIA"






A Herdade das Servas e a Fundação Amália Rodrigues, em homenagem à vida da fadista, apresentaram dia 27 de Outubro de 2009, o Vinho “Amália”, na Casa-Museu Amália Rodrigues. Parte das receitas da venda do vinho vai reverter a favor das associações Fundação AMI, Ajuda de Berço e Cruz Vermelha Portuguesa, que também se fizeram representar no lançamento do vinho.

O vinho está à venda, desde ontem, nos supermercados do El Corte Inglês, em restaurantes e em garrafeiras. O valor do estojo com 2 garrafas é de 50 €.

Foram muitos os amigos que marcaram presença no lançamento do vinho Amália como são os casos da actriz Sandra Barata Belo, Estrela Carvas (amiga de mais de 40 anos de Amália), do pintor Jacinto Luís; de Vítor Marceneiro (neto de Alfredo Marceneiro). A fadista Cuca Roseta encantou os convidados com a magnífica interpretação de três temas de Amália Rodrigues, na companhia dos guitarristas Mário Pacheco e José Manuel Neto.

Aquele que é hoje o vinho Amália, da Herdade das Servas, foi considerado um dos melhores néctares alentejanos em 2006, pela Confraria dos Enófilos do Alentejo. Trata-se de um vinho à altura da diva, de cor ruby escuro e aroma a frutos pretos, com sabor intenso e cheio, e taninos firmes e robustos. Obtido a partir de uvas das castas Touriga Nacional (40%), Aragonês (30%) e Alicante Bouschet (30%), fermentadas em lagares de inox com robot pisador/imersor. Envelheceu durante 15 meses em barricas de carvalho francês (70%) e americano (30%) e permaneceu, após engarrafamento, mais 16 meses em garrafa, na cave da Herdade das Servas. Por tudo isto, torna-se num vinho com enorme capacidade de envelhecimento, podendo ser guardado durante os próximos 12 a 15 anos, mas poderá, desde já, acompanhá-lo com pratos de sabores intensos, como por exemplo, o queijo curado de ovelha que Amália Rodrigues tanto apreciava.



Herdade das Servas      


A família Serrano Mira, uma das mais antigas na produção de vinhos na região do Alentejo, zela por um património vinícola de 200 ha de vinhas com idades compreendidas entre os 15 e os 55 anos. A adega, situada na Herdade das Servas, em Estremoz, está equipada com a mais moderna tecnologia de recepção, vinificação e envelhecimento, dando origem a vinhos distintos, nomeadamente com as marcas Herdade das Servas, Monte das Servas e Vinha das Servas.




Fundação Amália Rodrigues

A Fundação Amália Rodrigues foi instituída por vontade testamentária da fadista Amália da Piedade Rodrigues. A Fundação tem por fim auxiliar, de uma maneira geral, as pessoas mais desfavorecidas no âmbito patrimonial, nomeadamente órfãos, indigentes, sem-abrigo, criar e auxiliar instituições de beneficência e de solidariedade social. A Fundação foi declarada de utilidade pública por Despacho do Primeiro-Ministro, publicado na II Série do Diário da República, de 19 de Outubro de 2007, com efeitos retroactivos desde a data do pedido em 2000.


Fundação AMI                

A AMI é uma Organização Não Governamental (ONG) portuguesa, privada, independente, apolítica e sem fins lucrativos. Desde a sua fundação, a 5 de Dezembro de 1984, pelo médico cirurgião urologista Fernando Nobre, a AMI assumiu-se como uma organização humanitária inovadora em Portugal, destinada a intervir rapidamente em situações de crise e emergência e a combater o subdesenvolvimento, a fome, a pobreza, a exclusão social e as sequelas de guerra em qualquer parte do Mundo.




Ajuda de Berço

Ajuda de Berço, fundada em 1998, acolhe crianças dos 0 aos 3 anos, necessitadas de protecção urgente, face a situações que as coloquem em risco, tais como maus tratos, abusos sexuais, pais alcoólicos ou toxicodependentes, prostituição, falta de lar ou abandono. Ajuda de Berço promove, defende e dignifica a vida humana, através do apoio a mulheres grávidas sem condições e aos filhos delas nascidos.




Cruz Vermelha Portuguesa

A Cruz Vermelha Portuguesa, instituição humanitária, não governamental e de utilidade pública, desenvolve a sua missão em obediência aos Princípios Fundamentais da Cruz Vermelha, adoptados por unanimidade na XXª Conferência Internacional da Cruz Vermelha de 1965. Age em conformidade com as normas do Direito Internacional Humanitário, tendentes a garantir o respeito pela dignidade da pessoa humana, a favorecer a paz, a minimizar os efeitos negativos dos conflitos e a proteger a vida e a saúde.

Fonte - Lusowine





ÉVORA - CIDADE DO AUTOMÓVEL CLÁSSICO E ANTIGO







Évora, cidade do automóvel clássico e antigo está de volta para a terceira edição que se realiza já no próximo fim-de-semana com um programa diverso e recheado de surpresas para todos os visitantes e participantes.
A concentração considerada a maior da Península Ibérica têm como mote os clássicos do mundo automóvel e pretende reunir cerca de 200 exemplares num fim-de-semana para toda a família onde nem o divertimento foi esquecido. Inserido neste evento decorrerão dois espectáculos musicais na Arena d’Évora, na sexta -feira, uma homenagem a Amália Rodrigues, de nome Estranha forma de vida, onde serão cantados fados da artista pela voz de artistas da região, e no sábado terá lugar o espectáculo Música no coração, dedicado à música ligeira portuguesa e ao fado. Paulo Piçarra Director de Informação do Diário do Sul fala acerca do evento do qual é organizador e de todas as particularidades e novidades do evento que faz de Évora a cidade do automóvel clássico e antigo.

Diário do Sul (DS) Como surgiu a ideia de organizar a maior concentração de automóveis antigos da Península Ibérica?Paulo Piçarra (PP) Este evento foi uma ideia que nos surgiu à três anos atrás, sentimos que havia falta na nossa região de um evento que se demarca-se pela qualidade, um evento diferente daqueles que já existiam e que pudesse ser um acontecimento que tivesse a ver com a cidade de Évora.

(DS) Que tipo de actividades estão programadas para este fim-de-semana dedicado aos clássicos automóveis?(PP) Vamos ter várias actividades entre as quais, uma prova só para senhoras, o circuito das muralhas repetido pela terceira vez embora este ano não se trate de uma prova de regularidade mas sim um passeio e por fim vários passeios pela cidade, pedestres e com automóveis.

(DS) Quais as novidades da 3ª edição do evento Évora, cidade do Automóvel Clássico e Antigo? (PP) Em termos de novidades realçamos a parte da restauração, este ano as refeições serão servidas no restaurante panorâmico, Arena d’Évora. A concentração de carros antigos e clássicos apresenta uma nova prova para senhoras nos automóveis antigos, uma novidade creio que até em termos nacionais, é um circuito exclusivo para senhoras. O evento contará com a particularidade dos expositores de miniaturas e de outras áreas envolventes do automóvel clássico e espaços de venda de automóveis antigos para recuperação, estas são as novidades da terceira edição.

(DS) Esta concentração considerada a maior da Península Ibérica, tem registado recordes de participantes, quais são as suas previsões para a edição deste ano?(PP) É considerada até agora a maior concentração da Península Ibérica com 220 carros que estiveram concentrados há três anos em Évora. O ano passado tivemos um total de 189 viaturas entre automóveis e motos, este ano muito provavelmente iremos andar muito perto da edição anterior mas não excendendo esse número, entre automóveis, motos e camiões.

(DS) Quais as principais dificuldades em organizar uma concentração de automóveis antigos desta dimensão? (PP) São todas as dificuldades inerentes à organização de grandes eventos, é necessário disponibilizar muita gente para que uma organização realmente funcione e seja atractiva para os participantes.

(DS) Para terminar peço-lhe que envie um convite especial a todos os admiradores de automóveis antigos.

(PP) O convite, é um convite formulado a toda a população da cidade de Évora e a todo o Alentejo, porque irão ter a oportunidade de durante dois dias apreciarem automóveis que muito raramente estarão ao disponíveis ao público em geral, em Portugal só mesmo em algum museu da especialidade é que poderão apreciar automóveis desta qualidade e tão antigos quanto estes. Este ano o carro mais antigo presente no evento é de 1909, um carro com 100 anos. Penso que irá ser um evento muito interessante e um desafio à cidade de Évora para que no futuro possa criar melhores condições para receber estes automóveis.



Fonte - Jornal do Sul, com a devida vénia.