o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, abril 13

JANTAR DE ANO NOVO 2555

As festividades continuam, o articulista é que não tem andado a passar lá muito de saúde, mas os medicamentos que está tomando estão fazendo efeito e ainda bem.

Seguindo a tradição,as filhas do articulista, esta tarde lhe pediram a benção, já que da parte da manhã, e como mandam os bons costumes, devia o articulista ter-se dirigindo a um mosteiro e seguir a tradição, porém e encontramdo-se mal, ficou acamado, da parte da tarde, já mais recuperado, e antes de sair para jantar, as suas filhas e esposa, fizeram cumprir a tradição.

                         O articulista e sua esposa, após ter dado a benção a suas filhas

Saimos para jantar, eram cerca das 16 horas quando saimos de casa, o tráfego estava bastante fluído e os 90 kms, que nos separava do restaurante foram percorridos em menos de uma hora.


Logo à saída do bairro onde reside, lá estava a garotada e não só, divertindo-se lançando água para as pessoas e viaturas que passavam.



Na rua que fica junto à entrada do bairro onde o ariculista reside, já havia imenso movimento de viaturas, que iam lançando água para as pessoas à beira dos passeios e para as viaturas com quem cruzavam.


Entramos numa estãção de serviço onde atestamos a viatura de gasolina 91 e dali seguimos, por uma Hiway, estrada aérea, e por lá nada disso se via, nem é permitido, o tráfego era quase nulo, como tal passado cerca de 40 minutos estavamos no local do restaurante para jantarmos em família, como igualemente diz a tradição, e essa foi cumprida, embora o articulista, tenha comido bem, faltou-lhe o paladar, os tímpanos afanados, mas enfim!...

O jantar de ano



Uma sopa de mariscos bem picante, mas mesmo assim, o articulista nem lhe sentiu o paladar.


Prato de arroz de chau chau com carne de galinha


                                             Prato de massa de arroz com camarões

                                                 Carne de carangueijo em caril

                                                      Prato de lulas picante

                                                         Um peixe frito bem à maneira

Num local paradísico jantámos, a comida estava óptima, mas pena foi o articulista não ter podido apreceiar da melhor maneira, por falta de sabor e se encontrar um bocado estonteado, mas é assim já!...


Findo o jantar em família, nos benzemos com esta água perfumada e seguimos de regresso a casa, o trajecto foi o mesmo, e as vias tinham pouco movimento, e nada de anormal nos dado a verificar.

Ao chegar a casa, o articulista teve que tomar dois comprimidos de Pankreoflat, para ajudar na disgestão já que é outro problema que o está afectanto, mas não é das comidas, pois essas temos que as ingirir todos os dias......

Amanhã de manhã, se o articulista se sentir bem de saúde, irá com seus familiares à cidade de Chaoengcheongsao, onde irão a um mosteiro orar.

Assim se passou o primeiro dia do ano de 2555, Songkran.


6 comentários:

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado confrade e amigo António Cambeta!
Como é gratificante acessar seu imperdível blog e me deparar com suas publicações, que revela exatamente como você é!!!!
Fico aborrecido com interlocutores cibernéticos que desaparecem, como por encanto, quando as relações virtuais "correm o risco" de revelar quem de fato é aquele(a)que está atrás da máquina eletrônica...
Será que estas pessoas pensam que sou um malfeitor pronto para atacá-las na primeira oportunidade?
Desculpe-me pelo desabafo, mas você é uma daquelas raríssimas pessoas que não usam máscaras no mundo virtual!!!!
Aproveito o ensejo para desejar-lhe pronto restabelecimento!!!!
Caloroso abraço! Saudações desmascaradas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

AC disse...

Caro Amigo António,
Espero que a doença tenha sido ligeira e já se encontre restabelecido. Enviou-me um lindo poema sobre as saudades da cidade... Évora. No dia em que me enviou não comentei, pois fiquei preocupado com o tremor de terra e a vossa família.
Como são diferentes as culturas dos povos... aí estão celebrando o ano novo!
Segui a vossa visita a casa do tio... uma delícia.
E que delícia devem ser os vossos manjares! Pena a NET ainda não ter evoluído a esse ponto de dar a provar... mas vou aconselhar os meus pacientes com falta de apetite a irem ao seu blog..., acho que é cura certa só de ver.
Também lhe quero dar os parabéns pelas lindas filhas que tem..., penso que Deus o guiou para o lugar certo.
Resta-me ainda agradecer-lhe a publicação do "Conto Medieval" e a seriedade com que o fez.
Envio-lhe um abraço com amizade.
Luis Galhardas

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo
Em primeiro lugar o meu sincero muito obrigado por suas gentins palavras.
Neste mundo cibernético encontramos de tudo, pessoas que embora não conheçamos pessoalmente é que como as já conhececemos faz imensos anos, outros são os tai oportunitas, que nada dizem sobre si, mas é assim este mundo.
Uns entram e saem sem pedir licença.
Jamais as pessoas poderão pensar do que do outro lado da tela essa pessoa é um malfeitor, longe disso, não, mas terão talvez receio de se abrirem, ou serão menos sociais é isso, não fique triste, já que o meu Estimado Confrade é como eu, um livro aberto.
Hoje já me sinto melhor muito melhor, o meu obrigado por seus cuidados.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Caro Amigo Luis,
Em primeiro lugar o meu sincero muito obrigado por suas gentins palavras.
Por cá os festejos do Songkran continuam, bem continuam a aumentar o número de mortes na estrada, infelizmente é todos os anos assim.
Fiquei contente ao saber que apreciou o parco poema que lhe enviei, tenho umas dezenas deles, que terei o prazer de os dar a conhecer.

Defato a Tailandia é outro mundo, com uma rquissima cultura e com um povo genial.
A net ainda não consegue transmitir os sabores deste manhares, mas em 4D já é possível em parte rsrsrs
Comidas picantes, saborosas, porém eu como pouco picante, vou mais ao peixe e vegetais, seus pacientes se comessem um desses pratos beberiam 5 litros de tintol rsrsr.
Já me encontro mais recuperado, o meu médico receitou-me um dose de comprimidos que em vez de me aliviarem a otite me causaram arritmia, flautulência, má disposição, tontoras, mas já os não tomo e estou tomando outros que esao fazendo efeito, e ainda bem.
Aqui no reino tenho três filhas, em Macau 2 filhos e duas netas e um nétinho, o destino assim quis,
Como já deve ter-se aprecebido sou uma pessoa, como diria meu Confrade e Ilustre Prof. João Paulo, aberta, sociavel que sabe reconhecer seus erros repondo a verdade, adoro o conto, o meu sincero muito obrigado amigo Luis.
Dia 21 regresso a Macau.
Abraço amigo com votos de tudo de bom

Catarina disse...

Feliz Ano Novo, amigo Antonio!
E que repasto para o primeiro dia.
Abraco

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Catarina,
A comida estava deliciosa, pena foi eu não sentir o seu aromático sabor.
Cumpriu-se mais uma tradição.
Eu aprecio peixe e vegetais, mas de vez enquanto abuso, e lá vem o chá verde, para ajudar.
Abraço amigo com votos de óptimo fim de semana