o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, abril 26

DEGEBE RIO DA MINHA INFÂNCIA


                                    DEGEBE RIO DA MINHA INFÂNCIA

Degebe belo rio
onde aprendi a nadar
quer fizesse calor ou frio
nele me ia banhar

5 quilómetros tinha que percorrer
para o poder alcançar
e sem autorização para o fazer
lá me ia eu escapar

Na companhia de amigos ia
para as aulas de natação
a cueca é que servia
substituindo o calção

Depois de belos mergulhos
e com dinheiro na algibeira
iamos encher os bandulhos
e por por vezes apanhar a bebedeira

Perto da ponte lá havia
uma tasca bem à maneira
que sangue de porco servia
saboroso e pimenteira

Pelos campos la colhiamos
uns nabos bem adocicados
mais melões que comiamos
ficando empanturrados

Chegados a casa nos esperava
uma sova colossal
massagem bem aplicada
que até não fazia mal

Eramos miúdos traquinos
rebeldes por vocação
jovens e lindos meninos
libertos da escravidão

A esse Degebe bendido
grato estamos por nos receber
suas lições aprendido
e homens novos nos fazer

Foram sua belas lições
sempre boas e proveitosas
que me criaram emoções
embarcando nas gloriosas



9 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Parece um filme do Manoel de Oliveira :))
Bestial!!!

Aquele abraço, Amigo Cambeta

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado confrade e amigo António Cambeta!
Mais um enternecedor poema que sua maravilhosa verve nos brindou!!!
Caloroso abraço! Saudações caudalosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

PS - A copeira Hermenegilda suspirou reiteradas vezes ao vê-lo tão garboso e trajado desta forma!!!!

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Pedro Coimbra,
A minha vida dava para fazer imensos filmes, pena foi que o grande realizador Manoel de Oliveira não me tenha conhecido rsrsrs.
Eu estive sempre em todas.
Grato por seu gentil comentário.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
Recordações de infância, Évora ainda não tinha piscinas e aprendi a nadar nesse rio, o Degebe.
Por essa altura, ainda não pensava nas copeiras, mas sim nos copos rsrsrs.
O meu fato de banho era de marca rsrsr. de vez enquando lá saem uma quadras, e agora fico suspirando pela Hermenegilda em cujo mar nadaria da melhor vontade.embora os anos tenham passado por mim, continuo garboso e por vezes trajado desta forma bem sexy rsrsr.
A amada Hermenegilda pode suspirar, mas cuidado com a Lambisgóia rsrsr.
nesse lago cheio de lodo não nadaria rsrsr.
Abraço amigo

Jose Martins disse...

Regresso às raízes! Abração José Martins

tulipa disse...

Estimado Amigo António

Por aquilo que tenho lido,
escrito por si,
acredito mesmo que a sua vida
dava para fazer imensos filmes!

No seio das pessoas que conheço, eu tenho sido a mais viajada...
mas realmente o amigo António ultrapassa tudo e todos em histórias de vida e viagens.

Começo por lhe agradecer os parabéns (eu não ligo a isso de atrasados, são sempre bem vindos)

Sim, pode crer que passei esse dia tal e qual eu tinha planeado, sem saber o que me esperava, pois não conhecia o destino, inscrevi-me num tour até James Bond Island e outras e adorei...
foi no "paraíso" a todos os níveis, sem ninguém conhecido mas misturada na multidão e em Paz.

Ui...que inveja,
tenho mesmo que de seguida,
não sei quando, visitar Macau,

É bom saber que felizmente se encontra bem.

Sim, a estada não foi muito curta, foram 12 dias, mas o período mais intenso foi em CHIANG MAI tive uma senhora como guia que andavamos sempre juntas e conversamos muito.
Foram visitas muito intensas!

O período mais fraco foi na visita a Bangkok, apenas 2 dias e o "Grande Palácio" estava fechado nos feriados de Novo Ano porque iam realizar-se cerimónias fúnebres.

Sobre o meu outro blog, aqui vai o link:
http://pensamentosimagens.blogspot.pt/

Fiz umas boas centenas de fotos, talvez 1 milhar, mais não.

Sim, hei-de postar, mas cada dia que passa ando mais desanimada com as pessoas que escrevem comentários, pois ficam com inveja das minhas viagens e depois falam na "crise" e como é que eu faço férias com esta crise, já estou mesmo um pouco farta destas piadas de mau gosto...

Sim hoje regressei ao trabalho,
os 2 dias que fiquei em casa já deram para ultrapassar o jet leg.

Abraço amigo com votos de tudo de bom - as suas melhoras.

Nilson Barcelli disse...

Encontrei o teu blogue por mero acaso. Mas como me interesso pela poesia, resolvi comentar.
Gostei do pouco que li. Voltarei, por isso. Mas ainda vou ver o outro blogue...
Abraço.

Nilson Barcelli disse...

PS: acho que és o blogueiro que encontrei mais longe... estamos quase desfasados 1/2 dia...

Anônimo disse...

Belos tempos Tói, esses já não voltam, mas são recordações para a vida, ainda alguns jovens ficaram nesse rio, pois como não havia piscinas era ali que os jovens iam.
Um beijinho grande
Linita