o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, junho 19

DIA DO PAI EM MACAU


Celebra-se hoje em Macau, O Dia do Pai.
Infelizmente Deus bem cedo chamou o meu a Seu reino, tinha o articulista somente 8 anos de idade, e as recordações, algumas, ainda estão bem presente no coração do articulista.


A única foto que o articulista tirou na companhia de seu pai.
O articulista é o miúdo do lado esquerdo, gordinho, careca e envergando um tipo de macaco.
Recordado estou de ver meu pai trabalhando na oficina, bem como de uma sova que me deu com um tira-pés.
O mais marcante foi o articulista ter assitido à morte de seu pai, aconteceu em casa, no dia 13 de Junho, já lá vai 59 anos, mas esse momento ficou bem gravado na mente do articulista.



GRATIDÃO

Não podia estar aqui meu pai?
Suavemente balança a meu lado, com sua franja de renda, vazia,
a rede que me foi vendida pelo pai de uma estudante de Medicina,
do Nordeste.
Ele me falou da filha, do vestibular bem sucedido,
como meu pai falaria de mim:
Com o maior amor, com o maior orgulho!

Eh, Deus Pai!
Quantas cópias tuas por aqui, hein?
Por que te recolhestes na tua versão mais próxima,
naquela que era mais minha?...
Se estivesse aqui, ele estaria suando...
Porque gostava de trabalhar, de se movimentar,
de se gastar, sob o calor do sol!
Gostava do clima quente, gostava de gente!
Se estivesse aqui, em algum momento comentariamos sobre a vida,
porque ele era humano, comunicativo, sensível, bem informado,
e esse, um tema recorrente em nossas convervas.
Ele falaria sobre o dedo de Deus, sobre a justiça divina e a divina providência.
exemplificando cada um desses itens...
"Quando Deus quer fazer, não tem jeito! Ele faz mesmo!"
Dizia ele, pois era um homem de fé,
acreditava nessa força poderosa que organiza o universo
e mantêm tudo e todos sob controle e em ordem.
Tão resolvido e despachado!...
Só não era mais sábio porque era afobado, "pra ontem"!...
(Tive a quem puxar!...)

Como uma benção, chamando-me à realidade,
aparece, saltitando entre uma rede e outra,
filha de uma de minhas filhas,
bisneta de meu Pai, que ele não chegou a conhecer.
Deus dá, Deus tira, Deus põe, Deus dispõe, Deus repõe...
Que o diga Jó, depois que recebeu os seus dobros, de tudo que perdeu...

Não me falta nada, sobra azul no céu,
tinta na caneta, branco no papel...
Descansa em paz, meu Pai!
Obrigado por tudo: pela vida, pelo abrigo, pelo estudo...

Em vez de estar nessa rede,
que Deus te balance nos braços e te reconforte,
com a mesma voz com que Ele fala aos anjos...
Eu já desconfiava... mas agora estou certa,
tu és um deles!...

Meu Pai do céu que esteve na terra,
tu podes ler o escrevo?
Suponho que sim,
sinto a paz dentro de mim,
A bênção, Pai, como antigamente...
Ninguém fica pra semente!
Não era isso que dizias?...

Poema extraído do livro TRILHOS, da poetisa EUNA BRITTO DE OLIVEIRA, que gentilmente teve a amabilidade de me enviar de Minas Gerais.


O meu sincero muito obrigado, Estimada Amiga Euna.


6 comentários:

Carlota Pires Dacosta disse...

Feliz dia do Pai!

Infelizmente o meu poucas recordações me deixou. Tinha 5 anos quando ele partiu!!

Um abraço!
Beijos para os três, para os filhotes e para os netinhos!

Catarina disse...

Dia do Pai no Canada! : )
Feliz Dia do Pai para si, Antonio.
Abraco

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado confrade e amigo António Cambeta!
Aqui entre nós o "Dia dos Pais" é comemorado no mês de agosto!!!
Também sinto imensa falta do meu pai... Ele deixou de existir quando eu tinha 44 anos...
Caloroso abraço! Saudações paternais!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Comarde Carlota,
O Dia do Pai é celebrado em tudo o mundo, porém nem sempre na mesma data, para mim, todos os dias do ano, são dia do pai, o mais importante é o amor que dedicamos a nossos filhos.
Infelizmente o meu, Deus o chamou tinha eu 8 anos de idade.
O meu sincero obrigado por suas gentins palavras.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Catarina,
O meu sincero muito obrigado por suas gentins palavras.
Feliz dia para si e seus Exmos. familiares.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
Eu costumo passar o mDia do Pai, duas vezes por ano, no dia de hoje aqui em Macau e depois em Dezembro na Tailândia, mas afinal para mim o dia do Pai é todos os dias do ano.
O meu estimado Confrade ainda pode durante 44 anos confaternizar e receber os acrinhos de seu adoro Pai, não foi o meu caso, infelizmente.
Um abraço amigo