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sábado, novembro 13

QANTAS






A companhia aérea Qantas ou anda com azar ou emtão a manutenção de seus aviõs não é feita com a devida assiduidade.

Em menos de 24 horas dois aviões da Qantas foram obrigados a aterrar de emergência em Singapura. Depois de um Airbus A380 da Qantas ter sido ontem forçado a aterrar devido a uma avaria, hoje foi a vez de um Boeing 747-400 ter aterrado de emergência no aeroporto Changi com uma avaria num motor.

Um Boeing 747-400 da companhia australiana Qantas fez hoje uma aterragem de emergência no aeroporto Changi de Singapura devido a uma avaria num motor, informou uma porta-voz da Qantas.

"Pouco depois da descolagem, o comandante teve um problema com um dos motores", afirmou a mesma fonte.

Ontem, um outro aparelho da Qantas, um Airbus A380, também teve de efectuar uma aterragem de emergência no aeroporto de Singapura, igualmente devido a uma avaria no motor.

Defeito de fabrico pode ter causado incidente com A380

A avaria num dos motores de um A380 da Qantas, que foi ontem forçado a fazer uma aterragem de emergência no aeroporto de Singapura, poderá dever-se a um defeito de fabrico, disse hoje o director-geral da companhia australiana, Alan Joyce.

O responsável disse hoje aos jornalistas que vários pneus da aeronave estoiraram aquando da aterragem de emergência em Singapura e que a Qantas espera retomar os voos com a sua frota de A380 em 48 horas após as vistorias técnicas aos aparelhos.

"Julgamos haver fortes probabilidades de (o incidente) se ter devido a uma avaria material ou a uma questão de defeito de fabrico", disse hoje Alan Joyce durante uma conferência de imprensa.

Ontem dia 12, um avião Boeing 767 da companhia aérea Qantas teve de voltar ao local de onde decolou na Austrália durante um voo doméstico, depois que os pilotos notaram vibrações anormais em uma das turbinas.

Não houve feridos no incidente, ocorrido depois que um motor Rolls-Royce em um dos aviões Airbus A380 da mesma empresa se desintegrou na semana passada em pleno voo. Hoje, a fabricante britânica reconheceu uma falha em componente específico do motor.

O porta-voz da Qantas, Simon Rushton, afirmou que o incidente de hoje não teve relação com o problema da semana passada, e que o regresso da aeronave foi uma mera precaução.

O avião de hoje era um Boeing 767 com dois motores construídos pela General Electric, e transportava 234 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

Rushton disse que a tripulação percebeu as vibrações na turbina esquerda cerca de cinco minutos depois da decolagem da cidade ocidental de Perth com destino a Melbourne, no sudeste.




Qantas é uma empresa aérea australiana, e a terceira mais antigas do mundo. Qantas é o acrónimo de Queensland and Northern Territory Aerial Services Ltd.



História

Esta companhia aérea australiana foi formada em 1920. Começou por operar com aviões biplano Avro 504, recuperados às forças militares, para fazer passeios turísticos destinados a apreciar as paisagens. Entretanto passou a fazer voos de transporte de passageiros com aparelhos De Havilland 61.

Em 1928 foi a Qantas que iniciou um serviço aéreo de transportes de médicos para regiões mais longínquas e isoladas.

Em 1934 a companhia, em parceria com a Imperial Airways, iniciou as ligações com a Europa, através de Inglaterra. Ainda nesse ano, e de novo em parceria com a Imperial Airways, a Qantas iniciou o transporte de correio, fazendo a rota Brisbane-Londres a partir de Janeiro. Em Abril abriu a rota Brisbane-Singapura.

No final da década de 30, a Qantas começou também a utilizar hidroaviões nos trajectos para Londres, serviço que interrompeu em 1940 devido à Segunda Guerra Mundial.

Durante esse conflito, a Qantas passou a fazer voos entre a Austrália e a África do Sul, assim como assegurou o transporte de tropas australianas. Após o final da guerra a Qantas começou também a utilizar aparelhos Lockheed Constellation, na nova rota para o aeroporto de Heathrow em Londres.

Os aviões a jato entraram ao serviço da Qantas em 1959 com recurso aos Boeing 707-130. No início dos anos 70 a Qantas passou a utilizar os Boeing 747, os primeiros a ter desenhado um canguru na cauda do avião. A partir de então estes aviões passaram a constituir a base da frota da Qantas, vocacionada para voos com destinos longínquos dada a sua localização geográfica.

Nas rotas regionais a Qantas tinha ao serviço Airbus A300 que em finais da década de 90 foram sendo substituídos pelos Boeing 767. Atualmente, para além das rotas nacionais, a Qantas voa para a Nova Zelândia, Tailândia, China, EUA, Japão, Alemanha, Zimbabwe, Indonésia, Reino Unido, Canadá e França entre outros destinos.




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