o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, outubro 20

DIA DO POETA





Ser poeta é ser um pensador,
que tem algo a transmitir,
com sua rima e seu amor
e seu profundo sentir.

O sonho não é infinito
pois termina ao acordar,
pode mesmo ser bonito
e dele nos faz recordar.

A brisa é suave e leve
é fruto da natureza,
tal cume cheio de neve
afastando nossa tristeza.

A luz do dia é natural
ela é linda, forte cheia de cor,
e para todo o ser mortal
ela nos trás harmonia e calor.

Nunca o caminho é perdido
haverá sim que o percorrer,
e nunca nos dar por vencido
pois a luz e amor irão ao fim aparecer.

E esta a minha vontade
de assim poder viver,
encontrando assim a faculdade
de afastar o meu sofrer.

Não no meu da escuridão,
mas sim com a luz que do além provém
e me dar amor e alegrar o coração
como a todo o ser humano covém

O mundo se está mudando
haverá que o melhorar,
só o fará quem for amando
e feliz nele poder estar.

A vida não é uma decepção
para quem nela saiba viver,
ela é bela e tem o condão
de nos dar a vida e morrer.

O amor é uma virtude, nâo uma ilusão,
que não podemos olvidar,
está em nosso coração
basta crer, ter fé e saber amar.

Nosso refugio não é a solidão
mas sim a esperança, a fé e o amor
esse sim têm o condão
de nos alegrar, dar vida dar calor

A escravidão já não existe
ela à muito foi irradicada,
e se alguém ainda presiste
não tem a alma bem formada.

Tristeza e decepção
são parte de nosso viver,
fazem parte do coração
só acaba quando morrer.

Sempre sabemos quem Ele é
pois É superiormente conhecido,
basta somente ter fé
para ser seu filho preferido.

Nunca se dirá adeus
na hora da despedida
mas sim fique com Deus
meu amigo alma querida.

E com amor no coração
estas quadras eu ofereço
a todo o ser meu irmão
que eu bem longe não vos esqueço

Fique com Deus, fique em paz
grande poeta e escritor,
pois a vida tudo é capaz
de lhe dar um bom Amor.




Dois amores

Alentejo terra minha,
terra que meu viu nascer,
foi madrasta foi madrinha
e lá me viu crescer.

Contigo muito aprendi,
muito tive que padecer,
em Évora sempre vivi
foi bom te conhecer.

Ensinamentos adquiri,
amor à porta bateu,
Évora não te esqueci
mas nunca mais serei teu.

Nunca serei emigrante,
bem cedo te abandonei,
sou um alentejo, um errante
que muito te dei e amei.

A Ásia tudo me deu,
seu amor e seu carinho,
de braços abertos me recebeu
quando eu andava sózinho.

Isso jamais esquecerei,
essa tão grande bondade
Évora te recordarei,
com nostalgia e saudade.

Muitos anos já passaram
desde que aqui cheguei,
meus cabelos branqueram
Macau sempre amarei.

Pois foi cá que aprendi
o que era a solidão,
amor a uma chinesa prendi
e liguei meu coração.

Português não esqueci,
aprendi bem a lição,
na China sempre vivi
com amor no coração.

Meio século quase passado,
novas raízes criei,
tenho o sangue já cruzado
vindo do amor que sempre amei.




Hoje é o dia do Poeta!


O Poeta é aquela pessoa que com sua arte nos traz alegrias, reflexões, fantasias, sonhos e até mesmo realidade, mesmo sendo de uma forma bem peculiar de escrever sendo em forma de versos, rimas e até mesmo canções alegres ou tristes!

O Poeta as vezes pode ser um sonhador ou quem sabe um realista, pode ser tímido ou extravagante, intelectuais ou apenas apaixonados pela vida, quem sabe podem ser filosófos ou apenas leigos querendo amar e serem amados! Alguns se expressam de uma forma abstrata nos fazendo refletir sobre a vida ou sobre o que ele quer dizer com suas palavras sinônimas ou quem sabe apenas palavras ao vento, outros, abertos de uma forma bem simples e clara de se expressarem!!! Mas todos são poetas, são poetas do amor, da tristeza, da realidade, dos sonhos, das noites, dos mares e principalmente, da vida!!


Parabéns a todos os poetas!!!

Autor: (Priscilla Lapolli)

Fonte: (Ilhado)

Imagem: (Meramente ilustrativa)




Um poema é uma obra literária apresentada geralmente em verso e estrofes (ainda que possa existir prosa poética, assim designada pelo uso de temas específicos e de figuras de estilo próprias da poesia). Efectivamente, existe uma diferença entre poesia e poema. Este último, segundo vários autores, é uma obra em verso com características poéticas. Ou seja, enquanto o poema é um objecto literário com existência material concreta, a poesia tem um carácter imaterial e transcendente.




Fortemente relacionado com a música, a poesia tem as suas raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais. Até a Idade Média, a poesia era cantada. Só depois o texto foi separado do acompanhamento musical. Tal como na música, o ritmo tem uma importância fulcral.



Um poema também faz parte de um sarau (reuniões em casas particulares para expressar artes, canções, poemas, poesias etc).



História

Na Grécia antiga o poema foi a forma predominante de literatura. Os três gêneros (lírico, dramático e épico) eram escritos em forma de poesia. A narrativa, entretanto, foi tomando importância, ficando a poesia mais relacionada com o gênero lírico. Ainda hoje é feita esta associação entre poema, sentimentos e rimas.



A poesia tinha uma forma fixa: seus versos eram metrificados, isto é, observavam os acentos, a contagem silábica, o ritmo e as rimas. A contagem silábica dos versos foi sempre muito valorizada até o início do século XX quando a obra que não se encaixasse nas normas de metrificação não era considerada poesia. Isto mudou com a influência do Modernismo- movimento cultural, surgido na Europa que buscava ruptura com o classicismo. Atualmente o ritmo dos versos foi liberado e temos os chamados "versos livres" que não seguem nenhuma métrica.


Um comentário:

Pedro Coimbra disse...

Este poema da Florbela Espanca é o meu poema preferido.
Abraço