o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, setembro 25

O CAJADO DO ARCEBISPO D. JOÃO PELICULAR



Que cajado é este, Senhor?

Que cajado é este,
Senhor,
que Tu me dás para caminhar?
Ampara-me quando caio,
e ajuda-me a levantar.
Mas não torna o caminho mais fácil,
não endireita as curvas,
não afasta as pedras,
não remove os obstáculos,
nem aplana as subidas,
mas torna muito mais fácil,
seguir a direito e curvar,
caminhar sobre as pedras,
sem sequer me magoar,
ultrapassar os obstáculos,
sem neles ficar retido,
escalar o monte mais íngreme,
com vontade de continuar.

E mesmo que esteja ferido,
porque alguém me quis ferir,




o Teu cajado conforta,
cura e faz sarar,
dá ânimo e nova força,
para que a alegria retorne,
e eu volte de novo a sorrir.




Que cajado é este,
Senhor,
que Tu me dás para caminhar?
Coloca-lo na minha mão,
mas dizes muito baixinho,
cheio de ternura e carinho:
«olha que este cajado,
que te dou para toda a vida,
pode estar na tua mão,
mas é extensão do coração.»
Agarro-me a ele com força,
sem ele já não sei viver,
faz parte de mim,
do meu todo,
só com ele eu posso ser.
É ele que me dá sentido,
ao caminho a percorrer,
é ele que faz em mim,
tudo o que eu não sei fazer,
é ele que me transforma,
numa vontade que é Tua,
é ele que me faz falar,
de Ti,
aos outros,
a todos,
na rua.



Que cajado é este,
Senhor
que Tu me dás para caminhar?
Um cajado que não tem fim,
que não se esgota no uso,
e não se esgota no tempo,
que pode ser frio e calor,
quer de noite, quer de dia,
a dormir ou acordado,
que transmite confiança,
e faz viver a esperança,
de saber que o tenho comigo,
sempre que eu quiser.



Que cajado é este,
Senhor,
que Tu me dás para caminhar?
Este cajado tão forte,
tão eterno e tão presente,
sei-o agora,
Senhor
porque Tu mo queres mostrar.
Vem do Teu Coração,
como fonte a jorrar!
Este cajado,
Senhor,
que a mim e a todos dás,
é a vida,
é a paz,
é o Teu eterno Amor.





Fonte - Spedeus


A original estátua, na qual o Arcebispo D. João Pelicular, empunha um cajado especial, encontra-se defronte da igreja de S.Paulo, em Braga, e foi inaugurada em Dezembro de 2003.

Se o cajado que empunham os Bipos e Arcebispos da Igreja Católica, representa a guarda de seus rebanhos, será para perguntar que rebanho guardava o D. Joâo Pelicular com este semblante Cajado!...

============================================

O TROFÉU DOM HÉLDER CÂMARA DE IMPRENSA


O troféu Dom Hélder Câmara de Imprensa é simbolizado por um cajado, significando a missão do Bispo.



O cajado liga-se à sua origem, ou seja, à árvore, portadora da vida.

O bastão, portanto, é símbolo de defesa e valorização da vida . É a referência da CNBB quanto ao jornalismo cidadão.

O bastão encurvado sempre teve o significado de reger.

Moisés mandou os israelitas comerem a refeição pascal com rins cingidos, sandálias nos pés e bastão nas mãos (Ex 12,11). O bastão significa peregrinação , e também esperança nas promessas de Deus.

No Salmo 145, o bastão é “cetro de justiça'.

Quando Jesus enviou seus discípulos, deu-lhes a ordem de que “não levassem pelo caminho nada, a não ser, um cajado” (Mc 6,8), símbolo da peregrinação na fé e pela fé.

O pastor é, ao mesmo tempo, chefe e companheiro, homem forte, capaz de defender o seu rebanho (Mt 10,16), com autoridade baseada na misericórdia e no amor. Neste sentido, na Igreja, o bispo é denominado Pastor e o cajado se tornou um símbolo de sua missão, ou seja, símbolo de pastoreio.

Dom Hélder foi um bom pastor que lutou e defendeu a causa dos mais fracos. Queria um novo milênio sem fome. E ao falar de fome, dom Hélder utiliza expressões que traduzem sua comunicação, como quando diz: “Melhor do que o pão é a sua partilha” . E diz mais:

"Não sejamos somente crentes... Sejamos ACREDITÁVEIS!"

Fonte - Católica

3 comentários:

Anônimo disse...

Mas este homem não deixa escapar nada!... É de facto um cajado original e "Peculiar"!... só que está de cabeça para baixo... hehehheheh... Não faria grande guarda!...

Aquele abraço

Arménio Crruz

Anônimo disse...

Amigo Cambeta

Mas que cajado original!... Acho que não podia guardar grande coisa, pois está de cabeça para baixo... hehehhehe...
Gostava de saber como chega a estas coisas!?... Deve andar sempre na pesquisa para estar sempre em cima delas.(Mesmo sem cajado). ahahhahaha.

Aquele abraço

Arménio Cruz

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Como bom pastor que sou de meu rebanho, ando sempre de cajado na mão,direitinho e sempre a ser usado, mas nenhuma ovelha ranhosa dele provará!....