o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, julho 20

CARTA A MINHA MÃE - 1963

O ARTICULISTA NO ANO DE 1963 QUANDO FREQUENTAVA O CISMI, EM TAVIRA.

Tavira - 13 - 8 - 63

Minha querida mãe, muito estimo que esta minha carta a vá encontrar de perfeita saúde na companhia do Vicente, linita e José, que eu por este algarve vou indo menso mal mas graças a Deus. E Deus queira que me conserve assim até assim até ao final do curso. Começo por lhe dizer que não esteja aborrecida. Só lhe digo o seguinte isso que viu ai no 16 (Regimento de Infantaria 16 em Évora) aos soldados, é uma brincadeira ao pé da nossa instrução.

Talvez pior que a do Luis (nessa altura o meu irmão Luís estava nos paraquedistas), mas tem que levar até ao fim, eu assim o quis, e não me arrependo, ainda à mais pequenos do que eu.

Qaundo cá este o Leandro (um primo meu) isto era melhor, agora é 30 vezes pior, já como de tudo e não digo nada a ninguém, tenho até a impressão que estou mais gordo, e disso nem queira saber, andamos sempre deitados no chão. A comida é sempre feijão, mas não quero que mande nada que eu como bem, até parece que estou a comer batatas fritas c/bifes. Estou-lhe a escrever c/uma certa dificuldade pois estou ligeiramente ferido nos dois braços, devido aos exercícios de hoje. saltamos muros na altura de 5 metros, aqui nos quintais e avebtamo-nos para o chão e andamos de joelhos.




de rastos como as cobras, etc. etc.

Então aí por casa vai tudo bem. Olhe hoje para o almoço comi, feijão com batatas e batatas c/ bacalhau, vinho, e melão ao jantar arroz c/feijão e batatas com atum e vinho, fruta não há ao jantar.

O Vicente (meu irmão mais novo) já aí está não? a minha rapariga mandou-me dizer.

Agora vamos estar em festa dia 15 até dia 20. Tavira como cidade não presta, mas enfim escapa. Diga ao José para se ir preparando e que não venha para miliciano. pois nós temos uma instrução dificilima. Bem agora vou terminar dei cumpriemntos a quem perguntar por mim ao José e manos e a mãe receba um beijo deste seu filho que se assina por António Cambeta.

A direcção é a seguinte:

António Manuel Fontes Cambeta
Soldado recruta miliciano no. 1025
2a. companhia 3o. Pelotão
C.IS.M.I
Tavira

adeus, até à vossa resposta adeus
Tony







Um comentário:

Anônimo disse...

Ao reler esta carta me imaginei 46 anos mais nova, quem me dera nesse tempo. Era sempre uma alegria quando o cateiro vinha e deixava uma carta tua e eu ia a correr mostarar à mãe e ler as noticias que lá mandavas, como o tempo corre meu Deus!!!
Um beijão
Linita